terça-feira, 26 de abril de 2011

Comentários Literários - clipeana Ligia Antunes Leivas

Comentário Literário IV

Título da obra: Filhos do Pampa - Romance; 138 p.
Autoras: Lia Bachettini Duarte, Maria Elizabete Duro Vianna, Alma Gonella de Berasain, Elaine da Fontoura, Yara Bastos André Cava

      Romance forte, emocionado, cuja temática predominantemente feminina arrebata e comove o leitor. Ambientado no final do século 19, início do 20, no extremo sul do Brasil e no Uruguai, a trama se desdobra com a presença de mulheres guerreiras, altaneiras, resignadas às vezes, mas sempre conscientes do papel a ser desempenhado ante as armadilhas do amor, as mazelas da vida, a luta digna e silenciosa a ser enfrentada para, afinal, alcançarem a vitória, mesmo que não haja o som dos clarins nem fogos a espoucarem.
       A energia sutil que envolve as personagens femininas mantém-nas 'acesas' para o que der e vier, sem perderem o rumo. E assim também conquistam os homens que as merecem.
      Há passagens históricas em que Uruguai e Rio Grande do Sul entram em cena. Há retrospectiva das conquistas nestas bandas do sul em que nem sempre foi fácil tomar decisões. Há o amor... os amores... a infidelidade, a traição, o estoicismo, o triunfante sentimento de solidariedade, de fraternidade incondicional.
      Anna Júlia, Francisco, Pierre, Aralê, Valdomiro, Aurélio, Dorotea, Antônia e Conceição desdobram-se, sucedem-se em cenários que contagiam o leitor, fazendo-o também partícipe do enredo de "Os Filhos do Pampa".
      Criatividade, segurança no domínio da linguagem, sentimentalidade derramada em escorreitos diálogos encantam quem tem a sorte de ler este livro, um trabalho literário que orgulha as letras pelotenses.
       Parabéns às autoras
       Lígia Antunes Leivas- ABSL, CLIPE, Poetas Del Mundo- Embª Universal da Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário