terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Reconstrução

Não há, neste texto, a intenção de fazer a apologia de nada, mas justamente porque mais um ano está acabando, paro para pensar na palavra que mais apoia nosso cotidiano. Várias me vêm à mente... "reconstruir", porém, é a que me parece mais adequada. Porque é assim: a cada momento vivemos uma reconstrução.
No dia a dia passamos por situações mais desafiadoras do que tranquilas... Senão, vejamos: a falta de certezas; a inconstância de tudo; a irresponsabilidade de tantos, a incompetência de muitos; a demência de alguns que passam por santos. Também a falta de 'grana'; uma supresa negativa... uma traição; ou aquele amigo que de amigo nada tem, mas é sim um invejoso, desdenhoso que nos abraça falsamente mas quer mesmo é nos ver 'na pior'. Também de repente é a saúde que despenca, a faxineira que não vem, o filho que escolhe outra (e pior) orientação. É o crime impossível na esquina da nossa rua. O encontro amoroso que na hora 'x' falha total... é o beijo que não diz nada... Por aí vai... Enfim, quase ficamos sem momentos bons.
MAS... (ah! às vezes, quanto é bom esse 'mas'!) paradoxalmente seguimos. Vamos em busca de alguma coisa melhor, de algo que possa dar certo. Pelas encruzilhadas levamos nossos sentimentos, sonhos, ilusões. VAI DAR CERTO, pensamos.
Muitas vezes nos abatemos... cansados, descrentes, desiludidos, decepcionados, desesperançados, é bem verdade, mas não desistimos! Equilibramo-nos na corda bamba, mesmo sem rede de proteção, corajosamente. Atravessamos o picadeiro! E sentimo-nos vencedores!
Carregamos a jornada respeitando-nos a nós mesmos e ao próximo, ainda que o abraço esperado não venha, que o político não se modifique para melhor, que o tempo futuro siga 'aprontando'.
MAS a maioria não desiste!
Faz parte da sabedoria íntima de cada um: dar tempo ao tempo até a 'poeira baixar'.
Então - amigos, amigas recantistas que já fizeram morada em meu coração - neste final de 2011, ano difícil para muitos, o melhor mesmo é refletir em torno da palavra "reconstrução" - pois é isso que fazemos a todo instante: reconstruímo-nos - nós e nossa própria vida sem temer o que nos aguarda lá adiante o tão misterioso futuro.
FELIZ 2012 para cada um de vocês e minha gratidão sempre.

Beijos, abraços
lilu

Nenhum comentário:

Postar um comentário