HISTORICO II
Passados quatorze anos (2007) da historia do CLIPE descrita por Ana Maria Osório faz-se necessário atualizá-la registrando sua caminhada após essa data. Nesse período perdemos alguns queridos, outros se afastaram ou mudaram da cidade. Outros mais se juntaram a nós nessa jornada.
Entramos, através da clipeana Maria Isabel Gonçalves Plá da Silva no mundo virtual: temos nosso blog, participamos do facebook e enviamos os textos para o jornal pela Internet. Por outro lado permanecem iguais – a página no Diário da Manhã e as reuniões uma vez por semana. Ao final do ano comemoramos, no dia 31 de outubro, o aniversário do Centro Literário Pelotense com um jantar, apresentação da Coletânea e confraternização. E comemoramos a cada trimestre os aniversários dos associados.
Desde então abraçamos com fervor a Feira do Livro, participando das tardes de autógrafos de nossos autores e da própria Coletânea. Mudamos de casa, recebidos e bem, pela Diretoria da Associação Cultural Italiana de Pelotas, na pessoa de sua presidente Ângela Iolanda Pierobon Anselmi onde, num espaço reservado nas instalações de sua sede, são realizadas nossas reuniões.
Em 2012, por ocasião do jubileu de prata, foi realizada a CIRANDA POÉTICA com os amigos da rede social facebook. Tivemos a participação dos clipeanos e amigos de Pelotas, Florianópolis, Diamantina, MG, Porto Alegre, São Lourenço. Rio Grande, Campinas, SP. Rio de Janeiro que versejaram nos diversos temas propostos, motivo de alegria e satisfação para a entidade.
Em 2013, voltamos aos Saraus do Clipe, o primeiro deles em junho, através do tqual homenageamos Lígia Antunes Leivas, ensaiando e teatralizamos alguns de seus textos, representados por um grupo entusiasmado de clipeanos. O Sarau foi exibido, por mais de uma vez. na Feira do Livro do mesmo ano com uma excelente aceitação.
Ao completar cinco anos – em 1992 – o CLIPE – publicou sua primeira coletânea, como assinalou a Ligia Leivas. Pois desde 2007, ano após ano, a coletânea tem mostrado os textos dos clipeanos e amigos. Ainda em 2020 sob a forma de e-book e em 2021 on line. Isto porque durante esses quase dois anos o clipe trabalhou consistentemente em lives e on line com seus associados escrevendo e se comunicando, fiel ao objetivo de divulgar e integrar-se com escritores e poetas da região, do país e exterior.Com o passar do tempo o centro vem se modernizando, antenado com o que se passa no mundo das letras e das artes.
Finalizamos apresentando a nominata dos presidentes do Clipe durante os últimos 14/15 anos:
2006 – 2008; 2008 – 2010 – Waldemar Pereira de Souza;
2010 – 2012 – Marísia Vieira;
2012 – 2014 – Terezinha Loureiro Paqualotto;
2014 – 2016 2016 – 2018; 2018- 2020; 2020 – 2022 – Marísia Vieira.
Vilma Avila Vianna
Escritora e associada ao clipe
Outubro de 2021.