domingo, 12 de dezembro de 2021

ENTENDENDO O HAICAI

ENTENDO O HAICAI O haicai é um popular poema japonês. Antigo, foi muitas vezes incentivada sua produção por meio de festivais onde milhares de pessoas escreviam seus haicais. Ainda que seja um poema curto, conciso e objetivo, o haicai tradicional segue inúmeras regras Três delas fáceis de serem seguidas: É um terceto – estrofe ou poema composto de três versos; Formado por 17 sílabas poéticas distribuídas cinco no primeiro verso, sete no segundo, cinco no terceiro; Não tem rimas, nem título. Muito embora o haicai seja sempre um terceto, nem todo terceto é um haicai. Senão vejamos: Os tercetos eram comuns na Idade Média e muitos autores famosos usaram-no em seus poemas: Camões e Dante por exemplo. A Divina Comédia é toda escrita em tercetos. Camões. No Brasil Olavo Bilac escreveu TERCETOS, poema romântico que como indica o nome é todo em tercetos. TERCETOS De Olavo Bilac Noite ainda, quando ela me pedia Entre dois beijos que me fosse embora, Eu, com os olhos em lágrimas, dizia: “Espera ao menos que desponte a aurora! Tua alcova é cheirosa como um ninho… E olha que escuridão há lá por fora! Como queres que eu vá, triste e sozinho, Casando a treva e o frio de meu peito Ao frio e à treva que há pelo caminho?! Ouves? é o vento! é um temporal desfeito! Não me arrojes à chuva e à tempestade! Não me exiles do vale do teu leito! Morrerei de aflição e de saudade… Espera! até que o dia resplandeça, Aquece-me com a tua mocidade! Sobre o teu colo deixa-me a cabeça Repousar, como há pouco repousava… Espera um pouco! deixa que amanheça!” – E ela abria-me os braços. E eu ficava. Não é comum encontrar-se um terceto como um poema completo. No entanto os sonetos são formados por dois quartetos e dois tercetos. O último deles normalmente faz o fechamento do soneto. Abaixo exemplos de tercetos que terminando um soneto: Raimundo Correia – As pombas No azul da adolescência as asas soltam Fogem... Mas aos pombais as pombas voltam, E eles, aos corações não voltam mais. Vinicius de Moraes – soneto da fidelidade Eu possa me dizer do amor (que tive) Que não seja imortal posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure Olavo Bilac – Deixa que o olhar Ouço em tudo teu nome, em tudo o leio E, fatigado de calar teu nome Quase o revelo no final de um verso. Florbela Espanca - Eu Sou talvez a visão que alguém sonhou Alguém que veio ao mundo pra me ver E que nunca na vida me encontrou SÍLABA POÉTICA. Cada uma das sílabas que constituem um poema. Auxilia na criação de ritmo e melodia. Diferentemente da sílaba gramatical, a sílaba poética nem sempre coincidem com a sílaba gramatical. Nela contamos até o último acento tônico. Ex: na palavra castiçal ambos terminam na sílaba çal, já na palavra vela a sílaba poética vai até ve. Vocês aceitam indicar nessas 10 palavras a sílaba poética 1. Poética, sílaba, crescentes, aumento, antônimo, vermelha, tecido, papel, banana e vento. Obs.: quando uma palavra termina em vogal e a próxima começa tb em vogal unimos as duas num único som. Ex. A IDADE ANTIGA , junta-se ai-da-de e ida-dean-ti-ga, HAICAIS Vilma Vianna de volta pra casa aves passam em revoada- primavera enfim verde capim novo- as vaquinhas dispersadas pastam em silêncio ouço o ardente canto da sabiá laranjeira- três ovos no ninho madrugada fria- debruçado na janela um gato vigia formiga em carreata frente ao portão da garagem- roseira desnuda. HAICAIS Paulo Leminski Na tarde abafada Só a voz de uma galinha Que botou um ovo Com que certeza Voam todas para oeste Garças desta manhã O outono chegou Mais distante e azuladas As mesmas montanhas Manhã de frio Se fosse menino escrevia Meu nome no vidro. Vilma Vianna/ dezembro/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário