quarta-feira, 21 de março de 2012

Técnicas de criação literária em verso

      Existem muitas formas de apresentar a poesia e deixá-la mais "bonita", interessante,diferente, aplicando diferentes técnicas. Vamos apresentar algumas:
* Acróstico: Os acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia. Pode-se inovar, colocando essa primeira letra no meio de cada verso e não no início, como é o tradicional.
* Anagrama: (do grego ana = "voltar" ou "repetir" + graphein = "escrever") é uma espécie de jogo de palavras, resultando do rearranjo das letras de uma palavra ou frase para produzir outras palavras, utilizando todas as letras originais exatamente uma vez. É como "virar as palavras do avesso".
* Tautograma: são poemas em que todas as palavras começam com a mesma letra.
Acompanhe um exemplo de Tautograma, de autoria da presidente clipeana Marísia Vieira, na nossa página Literatura em verso, que se encontra na parte superior do blog ou clique no link abaixo.
      Isto e muito mais aprendemos nas reuniões do Centro Literário, atualmente realizadas às segundas feiras, no Auditório da biblioteca da SME. Junte-se a nós!
Até a próxima aula!
http://centroliterariopelotense.blogspot.com.br/p/literatura-em-verso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário